Sustentabilidade

Sustentabilidade

No Grupo Kyly, a sustentabilidade está entre os nossos valores e tratamos o tema com seriedade. Seguimos um modelo de gestão que envolve os pilares Econômico, Social e Ambiental, prezando pela perpetuidade do negócio de forma responsável e pensando nas próximas gerações.

No viés Econômico, firmamos parcerias de longo prazo com clientes, fornecedores e demais partes interessadas que resultam em crescimento nos negócios e fomento da economia nas regiões onde atuamos. Recentemente ampliamos o nosso parque fabril o que suportará o crescimento dos próximos anos. Outra iniciativa foi a inauguração da unidade de negócio Fiação Fio Puro que está entre as empresas mais modernas da sua categoria na América Latina e é voltada para a produção de fio penteado 100% algodão.

Já no Social, promovemos ações que contribuem para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da comunidade em que nossos colaboradores estão inseridos. Estamos engajados em atividades que ajudam a impulsionar o município, como eventos culturais por meio da Lei Rouanet, por exemplo, a Osterfest, festival de celebração da Páscoa que conta com a maior Árvore de Páscoa da América, feira de artesanato e apresentações de grupos folclóricos entre outras atrações. O evento atrai milhares de visitantes para a região e costuma receber mais de 40.000 pessoas, em apenas um final de semana.

Apoiamos também instituições com foco na área da saúde infantil, como o hospital pediátrico Pequeno Príncipe (PR), que oferece atendimento para crianças e adolescentes.

Com foco Ambiental, estamos comprometidos com a prevenção e redução dos impactos ambientais e com a conservação dos recursos naturais.

Energia

A energia utilizada em nosso processo produtivo é proveniente do mercado livre de energia e do tipo i5 - Incentivada 50%, o que significa que no mínimo metade dela vem de fontes renováveis. O processo de tingimento e acabamento da malha, necessita de energia térmica que é gerada por meio de equipamentos que utilizam biomassa de eucalipto reflorestado que é um combustível limpo e renovável. Além de gerar energia térmica necessária para o processo, reaproveitamos energia da chaminé para a secagem do lodo proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes - ETE.
Com a secagem do lodo, por exemplo, reduzimos em 80% o volume de resíduos para o aterro industrial, gerando menor impacto ambiental e redução de custos.

Periodicamente realizamos análises das emissões atmosféricas das chaminés e os resultados têm se mostrado abaixo do padrão determinado pela legislação ambiental vigente, atestando a eficiência das medidas de controle das emissões de dióxido de carbono (CO2). Adotamos também a prática de Recuperação de calor de efluente da Tinturaria, ou seja, aproveitamos a transferência de calor da água quente de descarga das máquinas para aquecer a água limpa tratada para o processo de tingimento.

Gestão Hidríca

Dispomos de Estação de Tratamento de Água para nosso processo industrial e de Estação de Tratamento de Efluentes. Além disso, realizamos captação de água de chuva do prédio administrativo e drenagem do ar-condicionado para finalidades secundárias dentro da empresa (jardinagem, hidrantes, sanitários, etc).

Gestão de Resíduos

As atividades são diversificadas nesse quesito com o objetivo de reduzir ou eliminar a geração de resíduos. Possuímos uma Central de Resíduos que realiza a gestão dos estoques de cada resíduo para destinar à reciclagem, reaproveitamento e aterro industrial. Os resíduos como retalhos têxteis, papel, papelão entre outros são pesados gerando etiqueta com código de barras para controle de estoque e com estas informações buscamos identificar em quais setores devemos priorizar as ações de redução ou não geração.

Em conformidade com a legislação ambiental, o transporte dos resíduos é rastreado por meio do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e a receptação desses materiais é realizada por empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais.

Reconhecimento

Programa ABVTEX, lançado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), reitera o nosso trabalho idôneo, de respeito a dignidade dos colaboradores e parceiros. Com reconhecimento internacional, o Programa ABVTEX foi lançado em 2010, e promove a implantação das melhores práticas de compliance e uso do trabalho digno entre seus fornecedores e subcontratados.

Selo Sou de Algodão, criado por meio de uma parceria entre ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) e IBA (Instituto Brasileiro do Algodão), reconhece a produção de malhas com, no mínimo, 70% de algodão na composição. O selo nasceu em 2016 com o objetivo de despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.

Empresa Amiga da Criança, criado pela Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança e do Adolescente, reconhece empresas que dizem não para a mão de obra infantil e contribuem para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. O compromisso se firma em três pilares: não explorar o trabalho infantil e não o permitir em sua cadeia produtiva; promover a formação profissional e acesso ao emprego protegido para adolescentes e realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes. A Fundação foi criada em 1989.